Brewie: uma máquina totalmente automática para fazer cerveja caseira

Brewie: uma máquina totalmente automática para fazer cerveja caseira
26/12/2014 Erick Ferreira

Nos últimos anos, projetos interessantes estão saindo do papel graças a plataformas de financiamento coletivo. Infelizmente, nem todas as campanhas de arrecadação merecedoras tem final feliz. Em contraponto, também vemos projetos ridículos conseguindo uma quantidade de apoiadores absurda, quando mereciam apenas o esquecimento (como foi o caso da fatídica salada de batatas do Kickstarter).

O que vou mostrar agora não é uma dessas histórias grotescas. É o caso de sucesso de um projeto cuja arrecadação de fundos foi merecida e em tempo recorde, pois faltando ainda 44 dias para finalizar a campanha já tinha conseguido 114% do objetivo. O nome do projeto é Brewie e pode vir a ser uma das invenções mais geniais dos últimos tempos. Não acredita? E se eu te disser que com ele você poderá fazer cerveja caseira com o apertar de um botão?

O que é Brewie?

Brewie é una máquina totalmente automática para elaborar cerveja caseira, inclusive com função auto limpante. O design é compacto para ocupar o menor espaço possível e foi projetada para agradar desde não-iniciados, que só vão ter que aproximar um cartão na máquina e apertar um botão, até cervejeiros experientes, que terão à disposição 23 parâmetros configuráveis do processo, incluindo quantidade de água de brassagem/lavagem, tempos e rampas de temperatura, tempos de adição de lúpulo e temperatura de resfriamento.

2812079

Especificações técnicas

  • Dimensões: 71.5 x 32.5 x 45 cm
  • Peso: 25 kg
  • Capacidade: 20 litros
  • Touchscreen LCD de 4.3″
  • Potência 2000 W
  • Voltagem 230 V
  • Sistema operacional Poky Linux

Além da máquina, o projeto acompanha também:

  • Base de dados com 200 receitas, com possibilidade de ser expandido para as suas próprias receitas;
  • Aplicativo para PC, tablet e smartphone (Android e iOS) com o qual se pode acompanhar todo o processo a qualquer momento;
  • Comunidade online do Brewie, onde se pode compartilhar receitas e experiências com outros usuários.

O preço de abertura da campanha começou em 999 dólares, mas as cotas iniciais já se foram. Até o fechamento desta notícia, para se ter uma belezinha dessas aqui no Brasil, você desembolsaria 1499 doletas, mais 200 de frete, fora os impostos. Salgado, ao menos pra mim. E sem contar que pra ser totalmente automatizada ainda falta o controle automático da fermentação (quem sabe se juntássemos Brewie e BrewPi?). Mas abstraindo esse pequeno detalhe, você gostaria de ter equipamentos assim? Ou prefere algo mais manual?

Créditos: adaptado de Hipertextual.

4 Comments

  1. marcelo 3 anos ago

    Fiquei interessado nessa máquina, pois além de automática podemos programá-la de modo a termos resultados diferentes e sem contar que podemos colocá-la na cozinha.
    Gostaria de mais informações se alguém já degustou alguma cerveja da Brewie?
    Marcelo

  2. danilo paiva 2 anos ago

    ola, tudo bem ? gostei da maquina. poderia me informar o custo de adquiri-la ?

    • Diretoria 2 anos ago

      danilo, veja os detalhes na página oficial: http://www.brewie.org, mas tenha em mente que será necessário importá-la.

  3. César Damázio 2 anos ago

    Boa tarde,

    Esta maquina é recomendavel ?
    Já foi adquirida por algum associado ??
    Gostei, mas como é importada, fico com receio de comprar !!!
    Aguardo,
    Grato,

    César.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*