International Women´s Collaboration Brew Day – Brassagem teste

International Women´s Collaboration Brew Day – Brassagem teste
11/02/2016 Diretoria

arte_brassagem-01

No final de janeiro, as meninas da ACervA Candanga se reuniram para testar a receita que será produzida por elas no International Women´s Collaboration Brew Day (Dia Internacional da Brassagem Colaborativa das Mulheres), iniciativa organizada anualmente pela Pink Boots Society (PBS) para comemorar o Dia Internacional das Mulheres e incentivar a presença feminina no mercado cervejeiro.

Será a segunda vez que a ACervA Candanga participa do projeto, em que todo ano um estilo diferente é escolhido e produzido, no mesmo dia, ao redor do mundo, por cervejeiras profissionais e caseiras. Este ano o estilo escolhido foi o Gose, sobre o qual a sócia-fundadora Tatiana Rotolo, que comandou as meninas na brassagem-teste, fala um pouco:

“Essa cerveja surgiu na cidade de Goslar na Alemanha e era muito popular até a década de 1960. Durante alguns anos [o estilo] foi esquecido, mas se preservou na Alemanha Oriental e recentemente voltou a ficar popular”.

A receita original leva malte de trigo, malte pilsen e lactobacilo, mas nessa prévia as meninas substituíram o lactobacilo por malte acidificado. Além da Tatiana, participaram da brassagem as associadas Alessandra Távora, Elayne Tavares, Roberta Lopes e Vanessa Cordeiro.

A Gose tem como características ser levemente salgada e ácida e, para quem ficou curioso e quer experimentar essa breja bem diferente, a cervejaria brasileira Abadessa produz um rótulo nesse estilo. Por outro lado, há diversos exemplos estrangeiros, como a Bayerischer Bahnhof Original Leipziger Gose, a Bauer Goedeck Dollnitzer Ritterguts Gose e a Draught House Gose.

A PBS foi fundada nos Estados Unidos em 2007 e desde então ajuda as mulheres do ramo cervejeiro a serem cada vez mais protagonistas no mundo das brejas. Para tanto, consegue bolsas de estudos e algumas vantagens para as participantes de forma gratuita. Em retribuição, as bolsistas disseminam os conhecimentos acumulados por meio de cursos, palestras e artigos.

Ah! Antes que esqueçamos: o International Women´s Collaboration Brew Day ocorrerá no próximo dia 5 de março, em local ainda a ser definido pela AcervA Candanga. Fiquem de olho em nosso site e mídias sociais para novidades!

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.