Ata Assembléia – 18/11/2017

Ata Assembléia – 18/11/2017
20/11/2017 Diretoria

ATA 18/11/2017

Primeira chamada realizadas as 10:00 horas, com quorum de 6 pessoas.

A assembléia foi aberta em segunda chamada as 10:30 com 17 associados presentes. O presidente iniciou os trabalhos e passou a palavra para o diretor financeiro que apresentou a prestação de contas anuais. Cláudio Moraes questionou a participação do conselho fiscal na apresentação de contas. O estatuto estabelece que a prestação de contas anual deve ser feita ate o último dia útil de fevereiro do ano subsequente. Ficou acertado que será marcada em momento futuro assembleia para tal fim.

O presidente apresentou a proposta de diminuição de cargos. Foi questionada a possibilidade disso perante o código civil. Junior apresentou a ideia de serem criadas comissões para trabalhos temporários tal qual festas e eventos. Daniel Pinheiro argumentou que ele possui uma associação com somente os cargos de presidente, vice e diretor administrativo, com a possibilidade de nomeação de diretores para tarefas necessárias.

Daniel Pinheiro se propos a formatar um texto a ser votado em momento futuro com a alteração de estatuto para a redução de diretoria com três diretores e possibilidade dessa diretoria criação de comissões temporárias e permanentes sem a necessidade de votação em assembleia. Além disso, foi criada comissão para estudar e centralizar as alterações do estatuto com os seguintes associados: Daniel Pinheiro (presidente), Junior (panda), Eugenio Vilar, Claudio Moraes, Paulo Cassis, Cassios Martins.

Foi questionada a forma de cobrança das anuidades. Alguns associados entendem que, as anuidades devem ser cobradas todas no mesmo dia no começo do ano. O argumento é que isso agregaria mais previsibilidade financeira. Foi decidido que de acordo com o estatuto é competência da diretoria definir a melhor forma de cobrar a anuidade. E foi definido continuar da forma como está.

Presidente apresentou proposta de aumento de anuidade, passando de 200 reais e 250 no primeiro ano. O argumento utlizado foi a necessidade de financiamento da sede da associação, dentre outos, além de correção monetária. O tema gerou questões a respeito das caracteristicas da referida sede, tamanho, infra-estrutura, localidade, …

Foi criada comissão deliberativa para definições a respeito da sede, incluindo a viabilidade financeira. Adicionalmente a comissão devererá elaborar planejamento financeiro para 2018, incluindo as fontes de receitas. Foi estabelecido o prazo de 15 dias antes da primeira assembléia geral de 2018. Junio (panda), Copetti, Robson, Fabio (presidente), Osmar O., Zeca, Marcelo Capela.

Claudio argumentou que a associação não vem cumprindo a sua finalidade, descumprindo o artigo segundo do estatuto, pois nao esta fazendo a compra coletiva de insumos e instrumentos para a fabricacao de cervejas artesanais. Também ponderou que a realização do Nacional em 2020 deveria ter sido deliberada em assembléia e nao uma decisão da diretoria.

Coppetti destacou a importância da sede para a realizacão do Nacional em 2020, pois auxiliara na realizao do evento e fomentará o cenário da cerveja artesanal local, por meio de cursos, citando o exemplo da Acerva Paulista.

Paulo Cassis destacou que a Acerva candanga tem um bom numero de associados e a taxa de contribuicao é uma das menores do país, de modo que a associacão deve buscar recursos para aumentar a sua força e poder realizar mais eventos, a exemplo do Nacional.

Presidente apresentou a necessidade de planejarmos o carnaval de 2018. Duas altenativas foram apresentadas: associarmos a um bloco ou a criação de bloco próprio. Pela manifestacao da maioria dos presentes, decidiu-se pela associacao a um dos blocos de carnval ja existentes na cidade. Thiago Pithon apresentou explicações sobre o seu bloco de carnaval Calango Careta e colocou-se à disposição para que a Acerva Candanga pudesse a ele se associar. O bloco sai na 408/409 norte. Foi criada comissao propria para tratar e definir o carnaval composta por Euller (presidente), Dodo, Thiago, Erick,

Foi apresentado pela diretoria os principais projetos para 2018. Quatro festivais de cerveja, um deles no dia do aniversário da ACervA, Concurso Anual, Congresso Tecnico e Carnaval.

Foi apresentada, tamém, a ideia de excursão para festival nacional a ser realizado no ano que vem em Belo Horizonte e o fretamento de dois onibus para os associados e familiares. Alternativamente, está em análise a viabilidade de fretamento de avião para o mesmo evento.

Foi comunicada a renúncia do cargo pelo atual diretor de comunicação Fabricio e apresentado o nome do Euller como novo diretor para aprovação da assembleia. O nome será formalizado na proxima assembleia.

Foi apresentado pelo associado Carlos as deliberações feitas no âmbito do Noneco, ao qual ele esteve presente como representante informal da associação.

Foi apresentada a carterinha virtual da associação. Inicialmente está disponível apenas na plataforma do google, mas em breve – por questões burocráticas da apple – estará disponivel também nessa plataforma.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.