ACervA Candanga
O estilo Saison - Versão para Impressão

+- ACervA Candanga (http://acervacandanga.com/forum)
+-- Fórum: Cerveja caseira (http://acervacandanga.com/forum/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Fórum: Receitas (http://acervacandanga.com/forum/forumdisplay.php?fid=19)
+--- Tópico: O estilo Saison (/showthread.php?tid=44)

Páginas: 1 2

O estilo Saison - Sérgio_BrewItz - 20-03-2015

Olá, cervejeiros!

Alguém aí já experimentou fazer dry-hopping em Saisons? De acordo com o BJCP, esse estilo deve ter um frutado intenso, que lembra laranja e limão, advindos da levedura. Ou seja, são aromas cítricos e, nesse caso, seria interessante utilizar lúpulos americanos em dry-hopping com a intenção de ressaltar essa característica?

Outra coisa, e a acidez? Como fizeram com essa característica?

Abraço,

Sérgio

RE: O estilo Saison - Sérgio_BrewItz - 29-06-2015

Caramba...ninguém nunca respondeu esse tópico...ninguém nunca fez Saison por aqui?

RE: O estilo Saison - Erivaldo Casado - 01-07-2015

Opa Sérgio,
Tudo bem?

Esse é um grupo relativamente pequeno, então, talvez, algum tópicos demorem para serem respondidos ou até fiquem sem resposta (infelizmente).

Voltando a questão do tópico,
É comum usar Dryhop para saison, tanto para cervejas com uma pegada mais moderna quanto para cervejas mais tradicionais, mas geralmente os lúpulos usados são de perfil condimentado/terroso.
Como você mesmo disse, o frutado das saison vem da fermentação, então se você usar lúpulos americanos ou cítricos vai fugir um pouco das características das cervejas mais tradicionais.

Agora, isso quer dizer que você não possa usar? CLARO QUE NÃO!!!
A cerveja é sua, você faz como quiser! E se souber usar os lúpulos direito vai acabar com um resultado muito bom!
Eu bebei duas cervejas com essas características que era ótimas, a Beavertown Quelle Saison, se não me engano leva amarillo no dryhop e The Kernel Bière De Saison.
Deliciosas as duas.

Sobre a acidez,
Só fiz uma leva de saison até agora, no meu caso ela apresentou uma leve acidez sem que eu tenha feito nada em especial para isso. Posso estar enganado, mas imagino que foi a cepa do fermento e temperatura de fermentação elevada que causou a acidez.
De qualquer forma, se quiser ressaltar essa característica, o Ricardo Rosa do blog Cervejart sugere usar um pouco de malte acidificado para isso: http://cervejarte.org/blog/2012/03/07/descobrindo-o-estilo-saison/.

Uma das coisas legais das Saison é que esse é um estilo muito diverso, permite brincar muito com a receita.
Pra mim, o importante é usar fermento próprio para o estilo e não abusar de maltes especiais, assim dá pra sentir bem o efeito do fermento e do que você quiser adicionar a cerveja.

Abraços
Casado

RE: O estilo Saison - erick - 01-07-2015

Estou com uma saison fermentando. Usei o Belle Saison da Danstar/Lallemand. Para acidez, usei 2% de malte acidificado. O resto foi pale ale (96%) e caraaroma. Não pretendo fazer dry hopping, mas usarei frutas in natura ao final da fermentação.

RE: O estilo Saison - Erivaldo Casado - 03-07-2015

Lembrei de mais um que leva lúpulos cítricos, Brooklyn Sorachi Ace, só não sei se vai no dry hopping.

Legal Erick,
Imagino que as frutas vão deixar mais acida a cerveja, como você faz para adicionar elas? Tenta "esterilizar" de alguma forma ou jogo direto no fermentador?
Quando fiz a minha não achei o Belle Saison pra vender, usei o Bio4 - SY064 Saison ALe.

Abraços
Casado

RE: O estilo Saison - Sérgio_BrewItz - 06-07-2015

Erivaldo,

Valeu mesmo pelas dicas. Fiz a cerveja na última terça-feira, portanto ainda está na fermentação. O dry-hopping que estou pensando em fazer agora é com Styrian Goldins, pois a receita levou 100% esse lúpulo. O meu receio em fazer isso é pela possibilidade de encobrir o frutado da fermentação, mas acredito que valha pela experiência. O próprio BJCP diz que Saisons ocasionalmente podem ter dry-hopping.

Com relação à acidez, qual a temperatura de fermentação que pode provocar esse efeito? A minha está fermentando a 20, 21ºC.

Abraço,

Sérgio

(01-07-2015, 01:55 PM)Erivaldo Casado Escreveu:  Opa Sérgio,
Tudo bem?

Esse é um grupo relativamente pequeno, então, talvez, algum tópicos demorem para serem respondidos ou até fiquem sem resposta (infelizmente).

Voltando a questão do tópico,
É comum usar Dryhop para saison, tanto para cervejas com uma pegada mais moderna quanto para cervejas mais tradicionais, mas geralmente os lúpulos usados são de perfil condimentado/terroso.
Como você mesmo disse, o frutado das saison vem da fermentação, então se você usar lúpulos americanos ou cítricos vai fugir um pouco das características das cervejas mais tradicionais.

Agora, isso quer dizer que você não possa usar? CLARO QUE NÃO!!!
A cerveja é sua, você faz como quiser! E se souber usar os lúpulos direito vai acabar com um resultado muito bom!
Eu bebei duas cervejas com essas características que era ótimas, a Beavertown Quelle Saison, se não me engano leva amarillo no dryhop e The Kernel Bière De Saison.
Deliciosas as duas.

Sobre a acidez,
Só fiz uma leva de saison até agora, no meu caso ela apresentou uma leve acidez sem que eu tenha feito nada em especial para isso. Posso estar enganado, mas imagino que foi a cepa do fermento e temperatura de fermentação elevada que causou a acidez.
De qualquer forma, se quiser ressaltar essa característica, o Ricardo Rosa do blog Cervejart sugere usar um pouco de malte acidificado para isso: http://cervejarte.org/blog/2012/03/07/descobrindo-o-estilo-saison/.

Uma das coisas legais das Saison é que esse é um estilo muito diverso, permite brincar muito com a receita.
Pra mim, o importante é usar fermento próprio para o estilo e não abusar de maltes especiais, assim dá pra sentir bem o efeito do fermento e do que você quiser adicionar a cerveja.

Abraços
Casado

Olá, Erick!

Para elaborar o meu grist me inspirei na receita clone da Saison Dupont, ou seja, levando Pilsen, Trigo e Viena. A lupulagem foi 100% Styrian Goldings. Para incrementar coloquei as especiarias casca de laranja doce e pimenta-rosa.

Ah, e o teor de açúcares foi complementado com rapadura.

O fermento que utilizei foi o Saison Ale da Bio4. Vou fazer a carbonatação no limite superior do estilo, 3,5 volumes, pois quero que ela fique bem efervescente e refrescante pro nosso calor...rs.

Abraço,

Sérgio

(01-07-2015, 06:05 PM)erick Escreveu:  Estou com uma saison fermentando. Usei o Belle Saison da Danstar/Lallemand. Para acidez, usei 2% de malte acidificado. O resto foi pale ale (96%) e caraaroma. Não pretendo fazer dry hopping, mas usarei frutas in natura ao final da fermentação.

RE: O estilo Saison - erick - 07-07-2015

Olá, Sérgio! Eu pasteurizei as frutas, deixando-as cobertas por água a 80-82º C por meia hora e em seguida 15 minutos em água gelada (~4º). Adicionei a proporção de 70 g de fruta por litro no dia que terminou a fermentação e algumas horas depois já estava borbulhando de novo o airlock. A cerveja já está bastante seca, bateu 1,005. Vou deixar essa condicionar pelo menos um mês antes de beber. Espero que não fiquei muito ácida.

RE: O estilo Saison - Sérgio_BrewItz - 07-07-2015

(07-07-2015, 03:17 PM)erick Escreveu:  Olá, Sérgio! Eu pasteurizei as frutas, deixando-as cobertas por água a 80-82º C por meia hora e em seguida 15 minutos em água gelada (~4º). Adicionei a proporção de 70 g de fruta por litro no dia que terminou a fermentação e algumas horas depois já estava borbulhando de novo o airlock. A cerveja já está bastante seca, bateu 1,005. Vou deixar essa condicionar pelo menos um mês antes de beber. Espero que não fiquei muito ácida.

Muito bom, Erick.

Eu tava planejando também usar frutas mas, como não tinha muita noção de como fazer isso, resolvi não arriscar. Depois nos conte o resultado.

Abraço,

Sérgio

RE: O estilo Saison - Erivaldo Casado - 15-07-2015

Oi Sérgio,
Sobre a acides, eu não sei informar a faixa de temperatura de fermentação que deixaria mais acida, na verdade nem tenho certeza se foi isso que deixou ela mais acida.
A minha eu comecei a fermentação em 20ºC e deixei subir até 26ºC.

RE: O estilo Saison - erick - 15-09-2015

Oi pessoal,

Sobre nossas queridas saisons, deixo aqui meus dois centavos: é uma cerveja que precisa de maturação. Na primeira leva que fiz, a diferença entre tomá-la com 15 dias de envase e após dois meses foi brutal. A acidez passou de incômoda a agradável nesse período, bem como os sabores frutados, que apuraram bastante. Na impaciência, achando que tinha errado a mão, fiz uma segunda leva antes desta primeira maturar. Na segunda, usei polpa da fruta na maturação e não usei malte acidificado. O resultado até então é que ela está com um bom aroma, mas a acidez está bem leve, quase sem personalidade. Na próxima, manterei o malte acidificado.

Abraços!