ACervA Candanga
Lúpulo Citra - Versão para Impressão

+- ACervA Candanga (http://acervacandanga.com/forum)
+-- Fórum: Cerveja caseira (http://acervacandanga.com/forum/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Fórum: Ingredientes (http://acervacandanga.com/forum/forumdisplay.php?fid=18)
+--- Tópico: Lúpulo Citra (/showthread.php?tid=48)

Lúpulo Citra - Sérgio_BrewItz - 27-04-2015

Olá, cervejeiros!

Quem aí tem experiência com o lúpulo Citra? O seu aroma é parecido com algum outro, tipo Cascade, Amarillo?

Como ele se sai no dry-hopping?

Abraço,

Sérgio

RE: Lúpulo Citra - fabianoslim - 29-04-2015

Oi sergio!
Citra é de longe um dos lúpulos q mais gosto. Seu aroma é sensacional. Infelizmente não tem nenhum lúpulo similar.
Característica

Linha nova de lúpulo americano. É o cruzamento de diversos lúpulo (Hallertau Mittelfreuh, U.S. Tettnanger, E. K. Goldings e outros). Aroma extremamente cítrico-frutado (por isso o nome) que remetem a : grapefruit, lima, melão, lichia, physalis, manga.

Especificações

Use típico: Amargor/ Aroma
Alfa ácido : 13.9% 
Origiem : USA
Características :Frutado, Cítrico 
Lúpulos Similares : ------

RE: Lúpulo Citra - Sérgio_BrewItz - 29-04-2015

(29-04-2015, 08:36 AM)fabianoslim Escreveu:  Oi sergio!
Citra é de longe um dos lúpulos q mais gosto. Seu aroma é sensacional. Infelizmente não tem nenhum lúpulo similar.
Característica

Linha nova de lúpulo americano. É o cruzamento de diversos lúpulo (Hallertau Mittelfreuh, U.S. Tettnanger, E. K. Goldings e outros). Aroma extremamente cítrico-frutado (por isso o nome) que remetem a : grapefruit, lima, melão, lichia, physalis, manga.

Especificações

Use típico: Amargor/ Aroma
Alfa ácido : 13.9% 
Origiem : USA
Características :Frutado, Cítrico 
Lúpulos Similares : ------

Beleza, Fabiano, valeu pelas dicas!

Vou brassar uma American IPA no feriadão e vou utilizar esse lúpulo pela 1º vez. A lupulagem de aroma na fervura será feita com Cascade, porém o dry-hopping será com Citra.

O que você acha dessa combinação? O aroma e sabor cítricos devem ser potencializados ou será que corro o risco da cerveja ficar enjoativa?

Grande abraço,

Sérgio

RE: Lúpulo Citra - Cristianoff - 29-04-2015

Fica muito bom Sérgio, pode ir fundo! O citra é na minha opinião mais volátil, ou seja, perde o aroma mais rápido. Pra mim ele puxa mais para maracujá, assim como o Mosaic (muito bom inclusive). Com o cascade já fiz várias vezes e acho que mantém a característica de um e de outro por mais tempo...de toda forma é sempre bom beber essas cervas logo, não é mesmo?! hehehe

RE: Lúpulo Citra - Sérgio_BrewItz - 29-04-2015

(29-04-2015, 04:48 PM)Cristianoff Escreveu:  Fica muito bom Sérgio, pode ir fundo! O citra é na minha opinião mais volátil, ou seja, perde o aroma mais rápido. Pra mim ele puxa mais para maracujá, assim como o Mosaic (muito bom inclusive). Com o cascade já fiz várias vezes e acho que mantém a característica de um e de outro por mais tempo...de toda forma é sempre bom beber essas cervas logo, não é mesmo?! hehehe

Valeu pela dica, Cristiano!

Qual a proporção para o dry-hopping com Citra que você recomenda, considerando que ele tem bem mais óleos do que o Cascade? Estou pensando em começar um pouco conservador, tipo 1g/l, como experiência.

Digo "conservador" porque vejo relatos de pessoas utilizando até 4 g/l...tenho a impressão de que essa proporção deixa gosto de grama na cerveja.

Abraço!

Sérgio

RE: Lúpulo Citra - fabianoslim - 30-04-2015

Pode sentar o pau. Eu coloco 3g/L. Hoje faria ate com mais é colocar dentro do hopbag e não deixar mais do q 5 dias de preferência os 5 últimos antes de engarrafar

Fica com gosto de grama se prolongar o dry hop

Faz com 5g/L e deixa 5 dias. Vc não terá o problema do gosto de grama