Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fermentos Mangroove
Pessoal,

Estou fermentando duas levas de American Blond Ale em paralelo, sendo que em uma, que levou o dobro de fermento, a atenuação foi de cerca de 82%.

Já a outra, que levou apenas 1 pacote, a atenuação ontem estava em 90%. Pergunto:

- Vocês já viram atenuação nesse nível tão alto?
- A quantidade de fermento de alguma forma influencia na atenuação?

Abraço,

Sérgio
Dando feedback do M27. Olha, sinistro!
A começar pelo cheiro dele quando abrimos o pacote, achei bem distintos dos que ja usei até hoje secos para Ales.
Fiz um mosto de 1.106, 8 litros. Usei dois pacotes do M27 conforme cálculos de taxa de inoculação do BS e Brewsfriend. Hidratei conforme orientação da Mangrove.
Fermentei em 29 C conforme orientação da Mangroove e de literaturas para o estilo ( strong belgian ales).
Depois de 7 dias o FG estava em 1.003!! Zero Zero TRÊs!!

Repetindo: de 1.106 para 1.003.

Agora ainda não maturei e para dar um feedback legal sobre aroma e sabor eu teria que beber pronto e saber fazer análise sensorial.

Enfim, depois dou mais detalhes.

Cheers!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Tiago França (Tião)
Físico louco...por cerveja.
Cel: 81 12 88 26 (TIM. Viber. Whatsapp)
(25-03-2015, 11:56 AM)Tiago Escreveu:  Dando feedback do M27. Olha, sinistro!
A começar pelo cheiro dele quando abrimos o pacote, achei bem distintos dos que ja usei até hoje secos para Ales.
Fiz um mosto de 1.106, 8 litros. Usei dois pacotes do M27 conforme cálculos de taxa de inoculação do BS e Brewsfriend. Hidratei conforme orientação da Mangrove.
Fermentei em 29 C conforme orientação da Mangroove e de literaturas para o estilo ( strong belgian ales).
Depois de 7 dias o FG estava em 1.003!! MIL E TRÊs!!

Repetindo: de 1.106 para 1.003.

Agora ainda não maturei e para dar um feedback legal sobre aroma e sabor eu teria que beber pronto e saber fazer análise sensorial.

Enfim, depois dou mais detalhes.

Cheers!!

Thiago...isso dá uma atenuação de 97%...estou impressionado. E eu que pensava que já tinha visto o máximo com uma atenuação de 90% no caso do American West Coast...

Abraço e boas cervejas.

Sérgio
(25-03-2015, 11:56 AM)Tiago Escreveu:  Repetindo: de 1.106 para 1.003.

Caraca, Tiago! 97%? Mas deixa eu entender... você usou dois pacotes em 8 litros de mosto? Se foi isso mesmo, ainda que essa OG alta, rolou um overpitching.
[]'s
-Erick
Sobrou apenas 4bi de células a mais. Se eu tivesse usado um iria faltar 200bi se não me falta a memória.

Tiago França (Tião)
Hum... tem algo estranho nessa contagem de 200 bi faltantes. Isso é muita célula pra 8 litros. Usando a calculadora do Jamil Zainasheff (http://www.mrmalty.com/calc/calc.html), com 8 litros a 1,106 são necessários 150 bilhões de células viáveis. Também fiz no BeerSmith, deu 148,9 bilhões. Quanto deu o teu cálculo de células necessárias? E como fez esse cálculo?

A Mangrove Jack's garante um mínimo de 5 bilhões de células por grama. No entanto, a contagem média entregue é 2 a 4 vezes superior a isso. Se colocarmos 3x, teremos 10g x 15 x 1.000.000.000 = 150 bi por pacote, ou seja, apenas um daria conta do recado. Mas fiz o cálculo também considerando uma viabilidade baixa. Se o pacote estivesse com data de vencimento no mês em que você usou, a viabilidade calculada no Beersmith seria de 73,42%. Assim, cada pacote velhinho de 10g teria 110 bilhões de células viáveis: 1 e pouquinho seria suficiente.

Em todo caso, como você não deve ter usado fermento vencido, talvez a quantidade de fermento tenha sido dobrada. Aqui tem artigo bacana sobre um experimento de pitching rate: http://sciencebrewer.com/2012/03/02/pitching-rate-experiment-part-deux-results. Dá uma lida e vê se tua cerveja tá mais pra "control" ou "over". Mas uma coisa é certa, essa cerva ficou boa pra caraio.
[]'s
-Erick
Erick, blz?

Então, eu verifiquei novamente minhas contas, pois antes eu não tinha me atentado ao numero de células viáveis por grama no pacote do M27. E a diferença ficou maior se usasse apenas um pacote. Segue imagem do cálculo do BrewsFriend abaixo. Eu não compreendo ainda a fundo a questão da taxa de inoculação para as cervas de alta OG, mas me estranha o fato da calculadora do BS ter uma resposta linear com o aumento da OG, eu não acho muito legal isso (vide outra imagem abaixo com gráficos gerado a partir de dados do BS). Já a do BrewersFriend há três níveis de ALE conforme OG. Vou ler o artigo que me enviou e vamos debatendo aqui. Eu mandei email para Mangrove sobre o ocorrido e me retornaram de certa forma surpresos também. Pediram-me para depois retornar minha percepção final da cerveja. Entrei em contato com eles também, pois fiquei receoso da qualidade da refermentação na garrafa com o priming. Receio das células estarem com saúde ruim para mais uma. Mas eles me garantiram que elas dão conta. Vamos ver as cenas do próximo capítulo.

Tiago França (Tião)
Fala, Tiago! Desculpe a demora, estive de férias e fiquei sem acessar o fórum. No e-mail para a Mangrove, você chegou a perguntar a média de células viáveis que vem no pacote? Porque nesse cálculo do Brewer's Friend você está considerando o mínimo garantido de 5 bilhões por grama (o pacote deles é de 10g). Acredito que esse mínimo é apenas para a empresa se resguardar de ser processada. Pelo que se fala nos fóruns americanos, tem 2 a 4 vezes mais. Com isso em mente, seu resultado ficaria outro.

A refermentação não requer muitas células. Vai dar conta tranquilamente.

Mas e aí, como está essa cerveja? Já provou uma? Smile
[]'s
-Erick
Olá, tudo ótimo!

A informação de 5bi é do pacote. Não verifiquei isso diretamente com o pessoal da Mangrove. Mas faz sentido o que diz.

A cerveja ficou razoável. Como a porrada do álcool estava forte, fiz um tea hop de cardamomo, coentro e Saaz. Acho que dosei errado o cardamomo. Carbonatou bem. Espuma bonita quase formando laço belga. Eu ainda estou novo em análise sensorial do qje seria fruto da fermentação, mas consegui uns picantes do fermento.

Vou usar mais vezes esse M-27.

Cheers!

Tiago França (Tião)

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)