Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas para tirar rótulo
Oi pessoal,
Tem uma coisa que eu acho um saco é tirar os rotulos das garrafas para depois envasar. Tem algumas marcas que os rótulos simplesmente não saem. A Bamberg e Colorado parecem que colam suas etiquetas com super cola, e por mais que se deixe de molho na água, depois ainda fica aqueles restos de cola... Fui pesquisar sobre como tirar os rotulos mais fácil e a maioria dos sites diz que é só colocar vanish na agua e pôr as garrafas dentro. Bom, aí vem a dúvida: tem uns 200 tipos de Vanish no supermercado (poder O2, alvejante, passa rápido, tira mancha, cristal (???) e por aí vai). Qual tipo de Vanish usar? Alguem tem dicas de como tirar os rotulos das garrafas mais fácil e eficiente? Big Grin Big Grin
Hehehe... Deixo as garrafas de molho em água quente de noite e no dia seguinte já sai fácil, inclusive das Colorado. Mas quando a galera fala Vanish, creio que seja o da embalagem rosa.
[]'s
-Erick
Acredito que o Vanish recomendado seja o da embalagem branca, pois não tem fragrância e é bastante usado como desincrustante.

Só lembre de, se for usar o vanish, não usar em uma panela de alumínio...

Se algum rótulo ainda deixar cola grudada na garrafa, um pano com um pouco de vinagre ajuda bastante nesse trabalho chato.
Eu já usei esse Vanish Branco, e não funcionou legal. Num sei se pela quantidade de água/produto...
Nas minhas experiências deixar de molho resolve a maior parte das garrafas. As que não resolvem, são lixo ou estoque regulador para emergências!
Bons tempos em que os rótulos ficavam boiando na água...salve Therezópolis nessas horas!!!

No ano passado eu travei batalhas contra garrafas da Baden Baden. Chegaram a me dizer que a cola utilizada pela Baden foi desenvolvida por um japonês contrato apenas para isso: tornar-lo inseparável da garrafa. Será que queriam fazer um outdoor eterno para a marca nas garrafas? Não basta o relevo no vidro?

Enfim, usei uma combinação de técnicas que deram certo.

1) Deixei de molho em água com sabão em pó. Deve ter sido algo de um copo americano de sabão para uns 30 a 40 litros de água.

2) Esqueci as garrafas uns 5 a 7 dias nessa água.

3) Tenho um raspador de limpeza de vidro que comprei nessas lojas de produtos de limpeza. Gosto muito dele. Daí raspava. Dava para tirar boa parte dos rótulos
.
4) Uma ou outra garrafa ainda apaixonada pelo rótulo resistia bravamente ao divórcio. Daí pegava essas e levava ao microondas por 2 min. CUIDADO PARA NÃO ESCORREGAR A GARRAFA DA MÃO POIS ÁGUA COM SABÃO FICA BEM ESCORREGADIA E CUIDADO COM A GARRAFA QUENTE SAINDO DO MICROONDAS.

5) Depois do microondas foi só passar o raspador novamente.

Assim venci a batalha das Baden Baden.

...algumas semanas depois ganhei 80 garrafas só de Baden Baden...vazias...mas com rótulos...

Faz parte,

Cheers!!
Tiago França (Tião)
Físico louco...por cerveja.
Cel: 81 12 88 26 (TIM. Viber. Whatsapp)
Putz, eu também tenho penado pra retirar os rótulos de algumas marcas. As vezes o papel até sai depois de vários dias em água, mas a cola fica. Tem um produto para retirar cola de rótulos que tira, mas o processo é lento e o produto muito tôxico.

Enfim, não tenho solução prática ainda.
Para tirar a cola, lembrem-se que bombril tem mil e uma utilidades. Smile
[]'s
-Erick
Foi a tradicional panela com agua mesmo. Bombril para as garrafas insistentes e quando não tinha solução, foi o resto cheio de trub do fermentador...
Valeu povo!
Bom dia a Todos.
Esse problema eu resolvi de todas essas formas que já comentaram, mas também uso uma que não foi comentada.
Todos falam em molhar a garrafa para tirar o rótulo. Isso é a primeira coisa que fazemos, porque pensamos numa formula mágica que possa fazer o rótulo sair sozinho, mas parece que isso não existe.
Antes de colocar a garrafa na água, eu pego um estilete (desses que usamos para cortar papel) estico bem a lâmina e raspo a garrafa com o rótulo seco.
Ele vai saindo numa boa a cada passada do estilete.
Existem uns que a cola fica e nesses o bombril resolve.
Essa não é a solução definitiva, mas a combinação de todas não vai deixar rótulo sobre rótulo.

Abraço.
Eai Galera,
Ninguém comentou o método que utilizo (e nem sei se é o certo), mas eu retiraro os rótulos nos dias de brassagem.

Coloco as garrafas dentro de um caixa de plastico (aqueles gigantes que vendem nos supermercados - podendo ser tonéis, baldes, etc.), dai na hora do resfriamento, água quente que sai do Chiller jogo dentro deste recipiente com as garrafas, com um pouco de água-sanitária e sabão neutro e esqueço-as ali até o fim da brassagem.

Com isso, vários rótulos já saem na água mesmo, as demais utilizo uma esponja para retirar o excesso de papel e/ou cola. mas sempre deixo um objeto cortante (faca, estilete, espada, facão, etc.) por perto, para as garrafas mais chatas. Em seguida faço um enxágue para tirar o excesso da solução, seco e guardo para sanitizar depois.

Algumas ainda ficam com alguns pontos de cola, retiro facilmente com uma flanela embebida em álcool etílico.

Acho que é isso...

[]'s
--
root@11distrito:~# ./marcelo -ribeiro

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)